Guimarães eleito município mais sustentável do país

O Município de Guimarães foi distinguido com a pontuação mais elevada no programa ECOXXI, sendo considerado o município mais sustentável do país pelo terceiro ano consecutivo.

Pelo terceiro ano consecutivo o Município de Guimarães foi distinguido com a pontuação mais elevada no programa Eco XXI, sendo considerado o Município mais sustentável do País. Depois de ter sido distinguido nos últimos dois anos, Guimarães mantém a liderança de um prémio a nível nacional que reconhece o trabalho dos municípios em prol do desenvolvimento sustentável do território.

Guimarães obteve o índice de pontuação acima dos 80%, no topo das cidades concorrentes ao Galardão ECOXXI 2019, seguindo-se Lisboa, Águeda, Pombal, Torres Vedras e Loures.

Adelina Pinto, que representou o Município na sessão do programa Eco XXI, considerou que o concelho «assume em definitivo esta marca da sustentabilidade ambiental na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e assente num compromisso político que abrange toda a comunidade». Ainda segundo a autarca, as questões voltadas para o ambiente e sustentabilidade «fazem parte do quotidiano do concelho de Guimarães e é nesse sentido que está a ser desenvolvido um amplo trabalho assente nas escolas, nas juntas de freguesia, nas instituições e comunidade em geral», salientou.

Recorde-se que Guimarães se candidatou pela primeira vez ao programa Eco XXI em 2015, tendo obtido o 8º lugar, seguindo-se em 2016 o terceiro lugar e chegou ao topo em 2017, reforçando esse estatuto em 2019.