GUIMARÃES ABRE “ESPAÇO EMPRESA” NA PLATAFORMA DAS ARTES

A Plataforma das Artes e da Criatividade vai abrigar o “Espaço Empresa”, serviço inserido no âmbito do Simplex+ (programa de simplificação administrativa). A inauguração está agendada para dia 16 de abril e o projeto vai contar com dois técnicos superiores para prestação de serviços de atendimento às empresas.

Trata-se uma iniciativa do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), que visa desenvolver um novo modelo de atendimento empresarial centrado nos interesses e necessidades do empresário, concentrando as respostas às empresas num ponto único de contacto. Esta nova estrutura posiciona-se como uma espécie de loja do cidadão, sendo que o objetivo principal passa por minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com a administração pública central e local.

O novo modelo de atendimento assenta na criação de uma rede nacional de apoio às empresas – a rede “Espaço Empresa” – com serviços disponibilizados quer através do canal presencial, quer através dos canais “online” e telefónico, que permita o acompanhamento do empresário ao longo do ciclo de vida do seu investimento. Pretende-se que o Espaço traga benefícios ao nível da desburocratização e poupança de tempo útil às empresas sedeadas no município, constituindo também uma forma de potenciar o desenvolvimento económico e social do concelho. Este será um dos oito “Espaços Empresa” que vão ser instalados no Norte do País.

O “Espaço Empresa” vai estar situado na Plataforma das Artes e da Criatividade (Loja 3).